Dúvidas frequentes

Não compartilhando objetos que possam ter entrado em contato com sangue (seringas, agulhas, alicates, escova de dente etc.) ou que sejam utilizados para o uso de drogas (canudos e cachimbos), e usando preservativo nas relações sexuais.

– Contato com sangue contaminado, compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos para uso de drogas (canudos, cachimbos);

– Reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos;

– Falha de esterilização de equipamentos de manicure;

– Reutilização de material para realização de tatuagem/piercing;

– Procedimentos invasivos (ex.: hemodiálise, cirurgias, transfusão) sem os devidos cuidados de biossegurança;

– Ter tido uso de sangue e seus derivados antes de 1993;

– Relações sexuais sem o uso de preservativos;

– Transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou parto.

Infelizmente ainda não. Mas tem tratamento gratuito e seguro pelo SUS.

Sim. O tratamento é pelo uso de comprimidos (via oral) por 8 a 12 semanas. As taxas de cura são de mais de 90% (9 em cada 10 pessoas tratadas ficam curadas). Basta seguir o tratamento da forma adequada, disponibilizado gratuitamente pelo SUS.

Com os chamados “antivirais de ação direta”, comprimidos que devem ser tomados de 8 a 12 semanas, de acordo com a prescrição médica. As taxas de cura são de mais de 90%.

Procure a unidade de saúde do SUS https://www.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f mais próxima de você e faça o teste gratuitamente. Outra opção é participar, de forma gratuita e segura, do projeto Hepatite: quem ama Cuida e fazer um autoteste. Você tem as seguintes opções:

Autoteste é uma forma de testagem em que você mesmo(a) coleta uma amostra de saliva, sangue ou secreção nasal. O autoteste pode ser realizado em casa e a interpretação do resultado sai em alguns minutos sem a necessidade de um profissional de saúde. Exemplos de autoteste conhecidos são o da Covid-19, utilizando swab nasal (secreção nasal), e o do HIV, por meio da coleta de saliva. O autoteste da hepatite C é uma novidade para diagnóstico da infecção, podendo ser feito pela coleta de saliva ou da coleta de sangue da ponta do dedo.

Hepatite: quem ama Cuida é um projeto de pesquisa coordenado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), que tem como principal objetivo facilitar a testagem para hepatite C em populações com maior risco de infecção utilizando autotestes (uma novidade para testagem da hepatite C).

Esse projeto também tem como propósito avaliar a melhor forma de distribuição e a aceitação das pessoas sobre o uso do autoteste da hepatite C. Hepatite: quem ama Cuida oferece autotestes para hepatite C para pessoas com 18 anos ou mais que se identifiquem como LGBTI+ da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Caso se interesse, você pode verificar se atende aos critérios de inclusão no estudo acessando a aba “Quem pode participar” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/quem-pode-participar/). Após assinar um termo neste site, no qual concorda em participar do projeto, você poderá solicitar a entrega do autoteste da hepatite C em um endereço da região metropolitana do Rio de Janeiro ou pegá-lo pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro, de forma gratuita.

Além do autoteste da hepatite C, você receberá no pacote um autoteste de HIV (caso queria realizar este teste também). Todos os casos de autotestes positivos serão encaminhados para acompanhamento médico e tratamento, totalmente gratuitos.

Pessoas adultas, com 18 anos ou mais, que se identifiquem como LGBTI+ e residam na região metropolitana do Rio de Janeiro (municípios de Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Itaguaí, Magé, Guapimirim, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Seropédica, Rio Bonito, Tanguá e Maricá)

Caso não se encaixe no perfil para solicitar o autoteste da hepatite C pelo projeto, você pode realizar o teste na Unidade Básica de Saúde ou Clínica de Família mais próxima da sua residência. Para saber o endereço da unidade de saúde mais próxima de você, digite na web “prefeitura.rio” e, em seguida, clique em “onde ser atendido” ou clique no link: https://www.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f

Sim. Como se trata de um projeto de pesquisa coordenado pela Fiocruz, você receberá na sua casa pelo correio ou poderá pegar pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz (localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro) um pacote contendo um kit de autoteste da hepatite C de sua escolha (coleta de saliva ou coleta de sangue da ponta de dedo) e um kit de autoteste de HIV, tudo de forma totalmente gratuita.

Por se tratar de um projeto de pesquisa, é necessário ter o seu consentimento para participação por meio da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento está disponível em https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/termo-de-consentimento-livre-e-esclarecido/. Leia o termo antes de concordar em participar.

A assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é feita neste site e pode ser feita por celular, tablet ou computador de forma simples e rápida. Ao dar o seu consentimento para participar do projeto, você não renuncia a nenhum dos seus direitos legais garantidos pela regulamentação brasileira relacionada a pesquisas que envolvem seres humanos. A participação nesse estudo é voluntária. Você pode decidir sair do estudo a qualquer momento.

Sim. A sua participação no projeto é muito importante. No entanto, essa participação na pesquisa é voluntária: você pode decidir sair do estudo a qualquer momento. Se for essa a sua vontade, você deverá enviar um e-mail ou uma carta para a equipe de pesquisa para desistir do estudo nos seguintes termos: [assunto do e-mail/cabeçalho da carta: Retirada da Pesquisa para Hugo Perazzo, hugo.perazzo@ini.fiocruz.br; INI/Fiocruz – Av Brasil, 4365 – Manguinhos – CEP 21040-360].

Importante: se você quiser sair do estudo, não haverá nenhuma consequência, e poderá ainda usar todos os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive a testagem gratuita para hepatite C no futuro, caso decida fazer o teste. Se o resultado for positivo, o tratamento é totalmente gratuito.

Sim. Na realização do seu pedido, que deverá ser feita neste site, após concordar e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, haverá algumas perguntas sobre hábitos e estilo de vida. Mas você tem a liberdade de não responder às questões que não quiser e/ou não se sentir confortável.

As respostas para as perguntas, antes de receber seu pacote com autotestes, levam cerca de 15 minutos. Você ainda vai precisar dedicar cerca de 15 minutos do seu tempo para responder a outro questionário após a realização do autoteste da hepatite C.

Não. Não haverá cobrança ou compensação financeira pela sua participação nesse projeto de pesquisa.

Participando desse projeto de pesquisa, você vai saber se possui ou não hepatite C. Se o resultado do autoteste for positivo, você será encaminhado(a) para realização de um outro teste, dessa vez presencial, para confirmar a infecção pelo vírus e para o devido encaminhamento para o tratamento da hepatite C no INI/Fiocruz – o tratamento, disponibilizado gratuitamente pelo  Sistema Único de Saúde (SUS), é seguro e eficaz.

Além disso, se decidir participar do Hepatite: quem ama Cuida, você estará colaborando  numa pesquisa que tem, como um dos seus objetivos, encontrar uma melhor maneira de ajudar as pessoas a fazerem o teste de hepatite C e erradicar esse vírus no Rio de Janeiro.

Nesse projeto de pesquisa, há dois tipos de autotestes para hepatite C disponíveis para escolha dos participantes:

  • Autoteste da hepatite C pela coleta de saliva (fluido oral – HCV OraquickOraSure). Em resumo: o participante passa uma esponja dentro da boca, nas gengivas, e depois coloca esse dispositivo dentro de um tubo com reagente e recebe o resultado em alguns minutos. Veja como realizar o autoteste da hepatite C com coleta de saliva em https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/o-que-e-o-autoteste-da-hepatite-c/
  • Autoteste da hepatite C pela coleta de sangue da ponta do dedo (Wond-fo). Após pequeno furo na ponta do dedo com lanceta, 1 ou 2 gotas de sangue são colocadas no dispositivo do teste. Em seguida, colocam-se 4 gotas do reagente no dispositivo e avalia-se o resultado do autoteste em alguns minutos. É um teste semelhante a realizar a medida da glicose em casa. Veja como realizar o autoteste da hepatite C com coleta de sangue da ponta do dedo em https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/o-que-e-o-autoteste-da-hepatite-c/

Importante: você deverá escolher apenas um dos dois testes para receber em casa pelo correio ou para pegar pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro. Além do kit de autoteste da hepatite C escolhido por você, será enviado, dentro do pacote, um kit de autoteste de HIV para coleta de saliva, caso você queira também realizá-lo. O vídeo de como realizar o autoteste de HIV por saliva está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ScZWndMIWfA

Para solicitar o autoteste da hepatite C acesse a aba “Quero fazer o autoteste” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/quero-fazer-o-autoteste/). Siga as orientações e preencha suas informações para receber o pacote com o autoteste pelo correio ou para pegá-lo pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro.

Não. O projeto de pesquisa disponibiliza os dois tipos de autotestes para hepatite C (coleta de saliva e coleta de sangue de ponta de dedo), mas no momento da solicitação você precisará escolher aquele que prefere receber em casa ou pegar pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro.

Não. O estudo Hepatite: quem ama Cuida disponibiliza o autoteste da hepatite C uma única vez para cada CPF cadastrado no projeto.

Sim. Todos os pacotes enviados pelo correio ou retirados pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro, contêm 1 kit do autoteste da hepatite C escolhido pelo participante (coleta por saliva ou coleta por sangue da ponta de dedo) acrescido de 1 kit de autoteste de HIV por coleta de saliva. Dentro do pacote você encontrará as instruções necessárias para a realização dos autotestes, as orientações de como informar os resultados, bem como os canais de contato do estudo.

No momento da solicitação do autoteste da hepatite C neste site, você deverá optar entre receber o kit pelo correio ou retirá-lo pessoalmente na Farmácia Central do INI/Fiocruz, localizada na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro. O pacote contém o autoteste da hepatite C (por coleta de saliva ou coleta de sangue da ponta de dedo), o autoteste de HIV por coleta de saliva e um folheto de instruções.

A informação do seu CPF é obrigatória para participação nesse projeto de pesquisa e para receber o seu kit de autoteste da hepatite C. O cadastro do CPF é importante para identificá-lo(a) durante todo o projeto. Além disso, a informação do CPF e do endereço do destinatário do pacote é obrigatória para a entrega via Correios.

Todas as informações que você fornecer serão mantidas em sigilo e não serão repassadas a ninguém fora do projeto. Os nomes dos participantes não serão divulgados quando os resultados do estudo forem publicados. Todos os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins de análise científica e serão mantidos em segurança. Os dados coletados para esse projeto respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei nº 13.709/2018.

O projeto pedirá o seu número de telefone para enviar mensagens de texto relacionadas ao estudo e/ou entrar em contato com você em caso de um resultado positivo no autoteste. No entanto, você pode se recusar a fornecer o seu número de telefone sem que haja consequências para a sua participação no Hepatite: quem ama Cuida.

Os pacotes enviados pelo estudo são totalmente discretos e sem nenhuma referência aos produtos no seu interior. A caixa é parda e sem identificação de que se trata de projeto de pesquisa ou de que contém autotestes da hepatite C e de HIV. A etiqueta no pacote contém apenas dados do destinatário e do remetente (Fiocruz, para o caso de retorno do pacote).

O seu pedido no site do Hepatite: quem ama, Cuida gerou um número para o acompanhamento da entrega do seu pacote. Você pode acompanhar a entrega do seu kit neste site por meio do link https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/acompanhar-o-tramite/, informando usuário e senha. Além disso, será enviado por e-mail o Código de Rastreamento dos correios do seu pacote. Acesse o site dos correios (https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php) e use esse código para acompanhar o andamento da entrega do seu kit.

A entrega do pacote na sua casa demora alguns dias úteis. Acesse o site dos correios (https://rastreamento.correios.com.br/app/index.php) utilizando o código de rastreio enviado para o seu e-mail para localizar o pedido. Caso haja dificuldade em localizar o código de rastreio entre em contato pelo link  https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/recuperar-seu-codigo/

Se seu pacote chegou aberto, danificado ou faltando algum item, tire uma foto e envie para a equipe do projeto pelo WhatsApp (21) 96795 3480 para fazer o devido registro. Nesse caso, o projeto enviará a você um novo kit.

O pacote que você recebeu contém todo o material necessário e o passo a passo para a realização do autoteste por coleta de saliva. Você pode acessar o vídeo com instruções em https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/o-que-e-o-autoteste-da-hepatite-c/. Se mesmo assim ainda tiver dúvidas de como realizar o autoteste, entre em contato pelo WhatsApp (21) 96795 3480.

O pacote que você recebeu contém todo o material necessário e o passo a passo para a realização do autoteste por coleta de sangue da ponta do dedo. Você pode acessar o vídeo com instruções em https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/o-que-e-o-autoteste-da-hepatite-c/. Se mesmo assim ainda tiver dúvidas de como realizar o autoteste, entre em contato pelo WhatsApp (21) 96795 3480.

O pacote contém todo o material necessário e o passo a passo para a realização do autoteste de HIV por coleta de saliva. Você pode acessar o vídeo com instruções em https://www.youtube.com/watch?v=ScZWndMIWfA . Se mesmo assim você ainda tiver dúvidas de como realizar o autoteste, entre em contato pelo WhatsApp (21) 96795 3480.

Se você perdeu algum acessório do autoteste ou tocou com as mãos em partes que não deveria antes de realizar a testagem, o teste deverá ser descartado. Entre em contato com a equipe do projeto WhatsApp (21) 96795 3480 para solicitar um novo kit.

Você pode entrar em contato com a equipe do projeto pelo WhatsApp (21) 96795 3480, que avaliará a possibilidade de enviar um novo kit ou encaminhá-lo(a) para fazer o teste pessoalmente no INI/Fiocruz.

Tire uma foto do dispositivo do autoteste da hepatite C (ou cassete) ou do HIV, caso tenha feito também, e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste. A equipe do projeto o(a) ajudará com a leitura do(s) resultado(s). Importante respeitar o tempo mínimo e máximo de leitura do(s) resultado(s) quando tirar a foto do dispositivo.

Informar o resultado de um teste é simples. Tire uma foto do dispositivo do autoteste da hepatite C (cassete) e/ou do HIV, caso tenha feito também, e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste. A equipe do projeto confirmará a leitura do(s) resultado(s). Importante respeitar o tempo mínimo e máximo de leitura do(s) resultado(s) quando tirar a foto do dispositivo. A informação do resultado do autoteste da hepatite C, mesmo que negativo, é muito importante para o projeto.

Se o seu autoteste da hepatite C der positivo, fique calmo(a). Tire uma foto do dispositivo do autoteste (cassete) e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste. Você será chamado(a) para realizar uma nova testagem, dessa vez presencial, para confirmar a infecção. Se for confirmada, você será encaminhado(a) para tratamento, inteiramente gratuito, no próprio INI/Fiocruz. Fique tranquilo(a) porque hepatite C tem cura!

Se o seu autoteste da hepatite C der inválido, fique calmo(a). Tire uma foto do dispositivo do autoteste (cassete) e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste. Você será chamado(a) para realizar nova testagem, dessa vez presencial, para descartar ou confirmar a infecção. Se for confirmada, você será encaminhado(a) para tratamento, inteiramente gratuito, no próprio INI/Fiocruz. Fique tranquilo(a) porque hepatite C tem cura!

Se o seu autoteste da hepatite C der negativo, significa que você não entrou em contato com o vírus. Você deve manter as medidas para prevenir a infecção pelo vírus da hepatite C (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/como-prevenir-a-hepatite-c/). É muito importante para o estudo que você informe o resultado do seu autoteste da hepatite C, mesmo que ele seja negativo. Informar o resultado de um autoteste é simples. Tire uma foto do dispositivo do teste (ou cassete) e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste.

Sim, é muito importante para a avaliação do estudo saber os resultados de todas as pessoas que solicitaram e realizaram os autotestes. Por favor, informe o resultado do seu autoteste de hepatite C e/ou de HIV, caso tenha feito também, mesmo que seja(m) negativo(s). O projeto enviará a você 2 mensagens por email ou telefone para lembrar de informar o(s) resultado(s).

Sim. É muito importante para o estudo que você, após informar o resultado do seu autoteste da hepatite C, responda a algumas questões sobre seus sentimentos e/ou perspectivas relacionadas à realização da testagem. Você não levará mais de 15 minutos para responder ao questionário.

Se o seu autoteste de HIV der positivo, não entre em pânico. Informe o resultado da mesma forma que informará o resultado do autoteste da hepatite C e a equipe do projeto dará as devidas orientações. Tire uma foto do dispositivo do teste e envie pela aba “Informar o resultado” deste site (https://hepatitequemamacuida.org.br/2023/11/30/informar-o-resultado-do-autoteste/) com o Código de Solicitação recebido por e-mail após o pedido do autoteste.

Se preferir, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você. Para saber o endereço, digite na web “prefeitura.rio” e, em seguida, clique em “onde ser atendido” [https://www.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html?id=014d8ab512a34f259bb27c8a13d4d65f]. 

Rolar para cima