Hepatite C e HIV

Você sabia que, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, cerca de 10% a 30% estão coinfectadas com o vírus da hepatite C? E essa incidência é maior entre usuários de drogas injetáveis, pessoas em situação de rua e indivíduos privados de liberdade.

O perigo desse duplo contágio é que ele pode intensificar o risco de progressão de outras doenças, como cirrose, insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular.

Por isso, não deixe de fazer também o autoteste do HIV encaminhado pelo Hepatite: quem ama Cuida junto com o autoteste da hepatite. Em https://www.youtube.com/watch?v=ScZWndMIWfA, você assiste a um vídeo com todas as instruções necessárias para realizá-lo com segurança. Lembre-se: caso o resultado dê positivo, fique calmo(a): existe tratamento e totalmente gratuito no SUS. Envie o resultado do teste pra gente da mesma forma que enviou o da hepatite C e daremos as orientações necessárias. Ou procure a unidade do SUS mais próxima de você.

Importante saber:

● Para pessoas que são diagnosticadas simultaneamente com as duas infecções, é aconselhável iniciar primeiro o tratamento para o HIV. Após o controle da carga viral (indetectável), o tratamento para hepatite C deve ser iniciado.

Rolar para cima