Quais problemas de saúde provoca

A maioria das pessoas com hepatite C não apresenta nenhum sintoma. Mas mesmo assim, a infecção pelo vírus da hepatite C pode causar:

– cicatrização do fígado (fibrose hepática), que pode evoluir para cirrose hepática;

– em casos avançados de cirrose hepática, as pessoas com hepatite C podem ter sangramento digestivo (hemorragia) pela formação e ruptura de vasos sanguíneos no esôfago e/ou no estômago (varizes de esôfago-gástricas) e/ou água na barriga (ascite);

– câncer do fígado, principalmente na presença de cirrose hepática.

Importante saber:

● É possível saber quanto de cicatrização a infecção pelo vírus da hepatite C já provocou e/ou se a pessoa tem cirrose hepática por exames de sangue e/ou por uma ultrassonografia especial chamada elastografia hepática, mais conhecida como Fibroscan.

● O exame de elastografia hepática (Fibroscan) é simples, rápido (leva de 5 a10 minutos), indolor, semelhante a uma ultrassonografia comum e está disponível gratuitamente no SUS.

● O câncer de fígado pode ser identificado por exame de ultrassonografia do abdome. Pessoas com cirrose hepática devem fazer uma ultrassonografia do abdome e um exame de sangue chamado de alfa-feto-proteína pelo menos uma vez por ano.

Fonte: Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde do Brasil


Rolar para cima